Natação Pura

DESIGNAÇÃO
Natação Pura – Progressões pedagógicas/ situações de aprendizagem das 4 técnicas de nado

FORMADORES
Aliete Filipe e Nádia Rosa

HORÁRIO
Domingo – das 09H às 16H

DURAÇÃO
6h (3 horas teóricas + 3 horas práticas)

LOCAL
Setúbal – Piscina das Palmeiras e Casa da Baía

DATA
1.12.2019

CUSTO
45€

Esta formação atribui 1.2 unidades de crédito na componente geral de Formação Contínua (Técnicos de Exercício e Diretores)

ENQUADRAMENTO

Esta formação consiste na apresentação de um modelo de aquisição das 4 técnicas de nado com base numa estruturação de progressões pedagógicas facilitadoras do desenvolvimento da competência aquática.

 

FINALIDADE

Permitir aos profissionais de natação pura analisar, refletir e experienciar diferentes situações de aprendizagem/progressões pedagógicas numa lógica de construção progressiva da técnica global.

 

DESTINATÁRIOS

Técnicos de natação, professores de educação física, outros profissionais da área do ensino.

 

OBJETIVOS GERAIS:

– Identificar estratégias adequadas às sessões de formação técnica em natação pura, com vista à aquisição progressiva da técnica global;

– Enumerar os cuidados a ter a nível do planeamento, organização e aplicação na prática pedagógica;

– Descrever diferentes tipos de enquadramento metodológico.

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO

Este curso assentará num modelo de desenvolvimento prático, suportado por conteúdos teóricos. Prevalece um sistema ativo de ensino/aprendizagem, baseado na tutoria direta em contexto de sessão.

O objetivo central assenta na aprendizagem e na construção de conhecimento pela prática supervisionada orientada.

AVALIAÇÃO DAS APRENDISAGENS

A avaliação faz parte integrante do processo formativo e tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as competências adquiridas e/ou desenvolvidas pelos formandos, no domínio pedagógico didático. Os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo.

ESTE CURSO TERÁ AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

As aprendizagens serão avaliadas ao longo da formação e incluirá um exercício de avaliação final, resultando numa classificação final obtida com o resultado da seguinte fórmula:  AF= avaliação contínua*0,5 + exercício final*0,5.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO

Assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo da formação. A avaliação da qualidade da formação incide sobre a estrutura do programa, a metodologia utilizada, o desempenho dos formadores, o modelo organizativo da ação e os recursos técnicos, humanos e materiais. Os instrumentos utilizados são, essencialmente, reuniões periódicas e questionários a aplicar a formandos e formadores, ao longo e no final da formação, com vista a regular e validar o processo formativo.

 

Registro para: Natação Pura

Fale connosco

Inscrições aqui

Partilhar este curso