12 Mar 2020

(atualização) EDUGEP – PLANO DE CONTINGÊNCIA – COVID 19

Atualização – EDUGEP – PLANO DE CONTINGÊNCIA – COVID 19

13 de março de 2020

O plano de contingência e as medidas nele previstas são complementares à aplicação das recomendações e informações emitidas e a emitir pela DGS e que devem ser consultadas no site https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx.

O plano de contingência é coordenado pelo Diretor Executivo da EDUGEP, António José Gonçalves o qual pode ser contactado por mail (ajg@edugep.pt) ou pelo telefone 265185750, ao qual deve ser comunicada qualquer ação no âmbito do referido plano, sendo o apoio logístico à sua ação dado pela Ana Caciones e Joana Santos os quais devem ser contactados relativamente a qualquer dúvida na sua aplicação.

Cumprindo as orientações afixadas em todos os espaços da EDUGEP, recomenda-se:

  • Quando espirar ou tossir, tapar a boca e o nariz com o braço;
  • Lavar as mãos muito bem e com frequência e complementar com o desinfetante fornecido;
  • Não partilhar objetos de uso pessoal, comida ou bebida;
  • Não frequentar a EDUGEP se suspeitar de infeção e contactar o SNS 24;

Foram implementadas as seguintes medidas de prevenção:

  • Reforço da desinfeção do espaço físico pela empresa de limpezas com especial atenção aos locais de maior contacto dos utentes;
  • Desinfeção das salas de aulas pelos professores sempre que há mudança de grupos;
  • Restrição no uso de bebedouros;
  • Professores estarão mais cedo nas salas e as sessões terminarão 5 min antes de modo a melhorar a circulação dos alunos e evitar aglomerados na sala de espera;
  • Envio de SMS aos Pais e Encarregados de Educação no sentido de limitar as entradas na EDUGEP ao estritamente essencial e pedido de comunicação de eventuais situações de risco;
  • Limitação na entrada de pessoas não essenciais aos serviços;
  • Envio do Plano de Contingência e outras informações, por e-mail, a todos os colaboradores da EDUGEP

Em caso de suspeita de infeção deve ser contactado o coordenador do plano de contingência ou a equipa de apoio logístico. Verificando o coordenador do plano a relevância da suspeita, a pessoa será́ dirigida para a sala de isolamento 0.2.

Qualquer necessidade de alteração ao funcionamento da atividade da EDUGEP será avaliado de acordo com as orientações da DGS e será imediatamente informada a todos os utentes.

Em relação às atividades que decorrem noutras instituições deverá ser observado o que estiver determinado nos planos de contingência respetivos.

Quaisquer alterações ao estado de saúde devem ser comunicadas de imediato à linha SNS 24 (808 24 24 24) que analisará o risco em concreto e dará as devidas indicações.

A partir de 16-03-2020 e até indicação em contrário, todos os serviços prestados presencialmente na sede da EDUGEP serão substituídos por modalidades de Ensino à Distância, sendo também implementada a modalidade de teletrabalho por indicação e orientação dos coordenadores de área.

Os serviços prestados em estabelecimentos de ensino públicos e privados são igualmente suspensos a partir da data acima referida.

Os serviços de atendimento ao público serão reduzidos e será praticado o horário das 9.00 horas às 13.00 horas e das 14.00 horas às 18.00 horas.

A Direção

António José Gonçalves

Leave a Reply