Marcas de Excelência

Com o objetivo de conseguir responder às inúmeras situações que surgem e que necessitam de resposta eficaz e eficiente a EDUGEP implementa este serviço permanente, 5 dias por semana, 12 horas por dia que permite dar uma resposta imediata às necessidades e solicitações das escolas e resolver problemas de horários, reuniões, faltas e outros, baseando-se num atendimento profissional e personalizado.
A EDUGEP criou uma aplicação para a Gestão de AEC, baseada numa plataforma WEB que permite uma rigorosa seleção dos docentes a partir de uma base de dados existente com milhares de currículos. A aplicação permite ainda a gestão de recursos humanos e a avaliação dos alunos, bem como o acesso das Escolas e Agrupamentos à Gestão de AEC para que possam consultar toda a informação sobre os docentes e avaliação. Contudo esta última funcionalidade continua a não ser muito utilizada.
Sendo o inglês uma das atividades nucleares do enriquecimento curricular a EDUGEP atribui-lhe especial importância, pelo que elaborou o programa Smart English que se baseia nas orientações curriculares para o ensino do inglês no 1º ciclo, planificado de forma aberta para poder integrar os projetos curriculares das escolas, ao qual associamos um projeto de qualidade que apoia o desenvolvimento de Atividades de caráter lúdico, mas rigorosas, cumprindo as orientações curriculares do Ministério da Educação. Possibilita ainda a Articulação Vertical com os Grupos de Inglês de cada Agrupamento, se assim o desejarem e é suportado num projeto de qualidade em parceria com a Porto Editora – SMARTIES. Este é disponibilizado na forma de um conjunto de materiais oferecidos às escolas e disponíveis para os professores. Para que possa existir um trabalho que envolva os alunos, a EDUGEP oferece os manuais a todos alunos, no início do ano letivo e proporciona ainda formação, pela autora do projeto, aos professores para implementar o projeto.
O sistema de gestão de presenças, em articulação com as escolas, é garantido pela EDUGEP que tem assegurado, com exceção de situações que resultaram de acontecimentos imprevisíveis, que as ausências dos professores sejam colmatadas através de uma substituição atempada, o que possibilita a continuidade das atividades educativas sem sobressaltos. Para ultrapassar esta situação, a EDUGEP tem professores contratados com horas para fazer substituições, o que nos permitiu concretizar, em termos globais, uma resolução superior a 99% das faltas dadas e em muitos casos tendo chegado mesmo ao valor de 100%. Este ano a redução de horários em virtude da organização das AEC levou a que as substituições fossem mais complicadas havendo que recorrer à divisão de alunos pelas turmas nos casos em que nas escolas existem diversas turmas em simultâneo. Não obstante esse problema conseguimos manter os níveis de execução a que habituamos os nossos parceiros.
A articulação curricular é fundamental para que as AEC sejam significativas e enriqueçam efetivamente o currículo. O Projeto Curricular Integrado está pensado para responder às necessidades das escolas, articulando-se com os Projetos Educativos e Curriculares, tendo sido criados mecanismos de apoio à supervisão e articulação curricular com o PTT e a participação ativa no desenvolvimento do Plano Anual de Atividades. Assim, a EDUGEP cria as condições para a participação dos professores nas reuniões de articulação e em ações fundamentais para o desenvolvimento das atividades das escolas, ajudando-as a concretizar o seu plano anual de atividades.
Com o objetivo de facilitar a implementação das Atividades Lúdico-Expressivas, a EDUGEP desenvolve atividades de expressão artística contextualizadas pelos projetos curriculares de turma, nos quais se faz a integração de diversas expressões e tecnologias e se possibilita uma grande diversidade de percursos curriculares apoiados por Kits de material que é distribuído aos professores para executarem o projeto. Frequentemente é com o desenvolvimento desta área que as escolas ganham projetos, concretizando-se atividades, festas, concursos, entre outros.
É graças ao investimento no desenvolvimento regular das atividades, que é possível intervir, em articulação com algumas escolas, na substituição dos professores que leccionam as atividades de Apoio ao Estudo, garantindo o regular funcionamento de todas as Atividades de Enriquecimento Curricular, bem como apoiar, em muitos casos, a realização das provas de aferição e o desenvolvimento de projetos específicos. Apoios prestados às escolas na resolução de questões logísticas, nomeadamente: Recuperação de espaços; Construção de espaços desportivos; Aluguer de Salas de Aula; Reparações; Prestamos, ainda, apoio às escolas na realização de diversas atividades, tais como: Visitas de estudo; Provas de aferição; Atividades desportivas (corta mato, natação); Festa de Natal; Dia da paz; Carnaval; Dia do Pai/Mãe/Criança; Festas finais; Fantasiarte; Dia B.
Podemos enunciar como pontos fortes deste serviço o facto de ser um projeto integrado que responde às necessidades específicas das escolas, articulando com os Projetos Educativo e Curricular; sendo este elaborado para enviar à DGEstE, de acordo com as especificações das Escolas. A coordenação está estruturada por áreas que, para além de formar e supervisionar os professores das AEC, acompanha a implementação das atividades em cada escola. Este projeto é possível também graças à criação de mecanismos de supervisão em articulação com os professores titulares de turma, que se constituem como facilitadores do cumprimento das responsabilidades de acompanhamento por parte das escolas.
A equipa de coordenação altamente qualificada, conta com quatro elementos com experiência em educação e ao nível do primeiro ciclo, articulando a equipa através de sistema baseado na internet.
A nossa empresa tem como objetivo a execução das atividades com elevado nível de qualidade, garantindo um cumprimento superior a 95% de aulas, graças a um esquema de substituições que nos permite ultrapassar a quase totalidade das faltas dos professores.
A avaliação dos alunos é realizada de forma integrada, de acordo com os parâmetros definidos para o primeiro ciclo, sendo articulada com o professor titular e de carácter qualitativo e descritivo.
Esta empresa, com uma estrutura sólida, já conta com experiência de sucesso na execução, das Atividades de Enriquecimento Curricular, mesmo quando as condições físicas das escolas são complexas, tendo a mais-valia da oferta de materiais de apoio às atividades aos alunos e às escolas.

Agrupamento de Escolas do Barreiro

  • Xadrez
  • Expressão Musical
  • Informática
  • Programação
  • Dança
  • Jogos Tradicionais

Agrupamento de Escolas José Saramago

  • Atividades Lúdico Expressivas
  • Atividade Física e Desportiva
  • Inglês

Agrupamento de Escolas Álvaro Velho

  • Ciências Experimentais
  • Xadrez
  • Atividades Lúdico Expressivas
  • Expressão Musical
  • Yoga
  • Inglês
  • Atividade Física e Desportiva

Agrupamento de Escolas de Palmela

  • Ciências Experimentais
  • Ensino da Música
  • Atividades Lúdico Expressivas
  • Atividade Física e Desportiva
  • Movimento e Drama
  • Inglês

Agrupamento de Escolas de Santo António

  • Ciências Experimentais
  • Ensino da Música
  • Atividades Lúdico Expressivas
  • Atividade Física e Desportiva
  • Movimento e Drama
  • Inglês
  • Jogos Tradicionais
  • Programação
  • Atividades Lúdico Expressivas
  • Xadrez
  • Expressão Musical
  • Expressão Plástica

Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita

  • Expressão Plástica
  • Expressão Musical
  • Jogos Tradicionais

Agrupamento de Escolas Luísa Todi

  • Atividade Física e Desportiva
  • Animação do Livro e da Leitura
  • Ciências Experimentais
  • Expressão Musical
  • Informática
  • Inglês
  • Dança

Agrupamento de Escolas do Bocage

  • Atividade Física e Desportiva
  • Animação do Livro e da Leitura
  • Expressão Plástica
  • Expressão Musical
  • Yoga
  • Inglês
  • Informática
  • Movimento e Drama
  • Ciências Experimentais
  • Dança

Agrupamento de Escolas Mário Beirão

  • Atividade Física e Desportiva
  • Oficina das Artes
  • Música, Movimento e Drama