03 Dez 2022

Centenas de jovens descobrem o caminho que os vai levar ao mercado de trabalho

À 13.a edição, o evento organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA continua a ser um veículo de informação fundamental sobre as oportunidades de formação após o 9.o e o 12.o anos de escolaridade

Alunas de 12.o ano na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Isabella Melo e Edna Ribeiro confessam que o Fórum Emprego e Formação lhes trouxe um olhar diferente, no que diz respeito às possibilidades que podem seguir.

“Nós ficámos com uma visão mais abrangente dos vários cursos que existem e das possibilidades que podemos vir a seguir. Existem opções que nem sabíamos que existiam”, contou Isabella Melo.

A par da informação sobre cursos e formações, foram mui- tas as atividades dinamizadas pelas entidades recrutadoras e estabelecimentos de ensino pre- sentes na iniciativa que decorreu no Mercado de Santana, entre 27 e 29 de abril. Sessões de showcooking, medição da tensão arterial, possibilidade de experimentar um simulador de condução ou uns óculos de realidade aumentada, foram algumas delas.

Rodrigo Gaspar é aluno do 11o ano e foi incumbido de ex- plicar aos visitantes do Mercado de Santana como funciona um braço robótico, que esteve ex- posto durante o evento. Veio da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal para estar presente no Fórum Emprego e Formação. “Eu e os meus colegas voluntariámo-nos para vir representar a nossa escola e está a ser uma experiência bastante positiva”, referiu.

O evento foi também marcado por demonstrações de estética e cabeleireiro, impressões 3D, coreografias de dança e muita música.

A iniciativa juntou, só na quinta-feira, dia 28, mais de 900 estudantes no Mercado de Santana. Os alunos deslocaram-se de dez escolas e agrupamentos de escolas da região, com o intuito de visitarem o evento.

Cristina Silva é psicóloga no Colégio de São Miguel, situado em Fátima, e explicou que “a vi- sita a este espaço é muito importante, sobretudo para os jovens do 9o ano, que estão na fase em que precisam de tomar uma primeira decisão, relativamente ao seu percurso profissional”.

No sentido de auxiliar os estudantes na escolha do seu futuro educativo, o projeto Orienta-te também marcou presença no Fórum Emprego e Formação. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Município de Leiria e pelo conjunto dos psicólogos do concelho que fazem parte da rede dos Serviços de Psicologia e Orientação.
Pedro Cordeiro, coordenador do projeto, clarificou que “uma decisão é sempre boa quando está alinhada com a motivação intrínseca da própria pessoa. Ou seja, quando tem que ver com os seus princípios, valores e personalidades”.

O Fórum Emprego e Formação contou com uma sessão de abertura, onde estiveram pre- sentes o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, a e a vereadora da Educação, Anabela Graça. Na cerimónia, os autarcas foram acompanhados por Francisco Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA, numa visita pelos diversos expositores.

Segundo Anabela Graça, “este é um evento de informação destinado aos jovens, que contribui para a definição dos seus percursos profissionais. Temos aqui ofertas disponíveis nas mais variadas áreas. O objetivo deste espaço é que os jovens reflitam sobre aquilo que observaram e façam as suas escolhas de forma consciente”.

Em 2020 e 2021, o evento realizou-se exclusivamente online. Este ano, com o regresso ao Mercado de Santana, foi possível observar e registar o entusiasmo e os sorrisos das centenas de jovens que passaram pelo local. Para o ano, a expectativa é a de voltar a receber ainda mais visitantes.

in jornal Região de Leiria
imagens: DR

Deixe uma resposta