Dança Criativa

O desenvolvimento do criança faz-se através do movimento.  A dança criativa incita a  liberdade do movimento e a  criação. A linguagem do movimento é diferente em cada criança e deve ser respeitada. É através do corpo que aprende a comunicar e exprimir-se. As aulas de dança criativa devem respeitar a individualidade e autonomia. No entanto, a criança deve ser exposta a um ambiente de riqueza motora que lhe permita desenvolver aquilo que já lhe é inato. A criança deve compreender o que é capaz de fazer e em termos de movimentação qual é o seu significado.

Finalidade

Conhecer objetivos, conteúdos, progressões pedagógicas, estratégias e metodologias específicas a utilizar no trabalho com crianças em dança criativa. Entender como desenvolver padrões motores em dança mas estimulando a criatividade.

Conhecer as mudanças necessárias à implementação das aulas no contexto da pandemia COVID 19.

Público-alvo: treinadores, pais, atletas, psicólogos, professores de Dança, educação física, educadores outros profissionais da área do ensino e da psicologia infantil, responsáveis de coletividades e clubes entre outros profissionais que trabalhem no meio da formação desportiva (nutricionistas, fisioterapeutas, preparadores físicos, médicos, psicólogos, etc..), profissionais responsáveis pela orientação e condução do exercício de atividades físicas e desportivas, professores de Atividade Física e Desportiva, responsáveis pelo Desporto Escolar, atletas, estudantes do curso de Desporto, público em geral.

Formadora: Daniela Andana (Masterclass de Dança Contemporânea no Conservatório Regional Silva Marques e Professora dança criativa no Colégio Sagrado Coração de Maria. Pós Graduação em Artes Cénicas pela FCSH, Licenciatura em Dança – ESD e Licenciatura em E.F. – FMH, Produção e Gestão de Artes do Espectáculo – GDA e Curso de Circo Contemporâneo – FIAR.)

Objetivos Gerais – Dança Criativa:

– Caracterizar a importância da dança criativa no contexto infantil;

– Identificar as condições para realização das sessões: espaço físico, frequência e duração das sessões, materiais pedagógicos, cuidados de higiene;

– Definir objetivos pedagógicos em função da etapa de desenvolvimento da criança;

– Identificar estratégias adequadas que permitam ao aluno a exploração livre do espaço, mas indo ao encontro das metas a que a dança criativa propõe: acções motoras; relação com o espaço, o outro e o meu corpo; capacidade de extrapolar imagens e conceitos para uma expressão física.

– Enumerar os cuidados a ter a nível do planeamento e organização da prática pedagógica;

– Descrever os diferentes tipos de enquadramento metodológico para que a criança passe do sonho à ação.

– Conhecer as alterações necessárias para a realização das aulas em contexto de pandemia COVID 19.

Duração: 6 horas (2 sessões de 3h teórico-práticas em regime de videoconferência via zoom)

Datas: 10 e 17 Abril das 10h00 às 13h00

Valor: 25 euros

Processo de Inscrição: Após a inscrição a mesma será validada pela equipa técnica e receberá no prazo máximo de 48 horas um email com referência para pagamento e após validação da inscrição receberá o link de acesso as sessões zoom.

Registro para: Dança Criativa

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Inscrições aqui

Partilhar este curso