7854 – Plano de Negócio – Criação de Micronegócios (Almada)

Designação da UFCD: Plano de negócio- criação de micronegócios
Código: 7854
Duração: 25 horas
Pontos de crédito: 2,25
Descrição: A formação em Plano de negócio – criação de micronegócios integra os métodos e técnicas para a criação de um plano de negócios.
Destinatários/as: Destina-se a pessoas que no âmbito da sua formação pretendam desenvolver conhecimentos nesta matéria; e ou pessoas que pretendam adquirir competências associadas a um número alargado de perfis profissionais, constantes no Catálogo Nacional de Qualificações.
Objetivo/s: Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
Elaborar um plano de negócio.
Conteúdos: Planeamento e organização do trabalho
Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
Atitude, trabalho e orientação para os resultados
Conceito de plano de ação e de negócio
Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
Análise de experiências de negócio
– Negócios de sucesso
– Insucesso nos negócios
Análise SWOT do negócio
– Pontos fortes e fracos
– Oportunidades e ameaças ou riscos
Segmentação do mercado
– Abordagem e estudo do mercado
– Mercado concorrencial
– Estratégias de penetração no mercado
– Perspetivas futuras de mercado
Plano de ação
Elaboração do plano individual de ação
– Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
– Processo de angariação de clientes e negociação contratual
Estratégia empresarial
Análise, formulação e posicionamento estratégico
Formulação estratégica
Planeamento, implementação e controlo de estratégias
Negócios de base tecnológica | Start-up
Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
Estratégias de internacionalização
Qualidade e inovação na empresa
Plano de negócio
Principais características de um plano de negócio
– Objetivos
– Mercado, interno e externo, e política comercial
– Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
– Etapas e atividades
– Recursos humanos
– Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
– Elaboração do plano de ação
– Elaboração do plano de marketing
– Desvios ao plano
Avaliação do potencial de rendimento do negócio
Elaboração do plano de aquisições e orçamento
Definição da necessidade de empréstimo financeiro
Acompanhamento do plano de negócio
Negociação com os financiadores
Possíveis Sequências Formativas Perfil do potencial empreendedor- diagnóstico e/desenvolvimento-> Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego-> Técnicas de marketing
Data de Início 18 de abril de 2018
Data de Fim 14 de maio de 2018
Horário Segundas e Quartas-Feiras das 19h00 às 23h00
Local Associação Almada Mundo

Registro para: 7854 – Plano de Negócio – Criação de Micronegócios (Almada)

    Inscrições

    Partilhar este curso